quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Suflê de chocolate, pode?


Os Vigilantes do Peso asseguram que o tão temido chocolate não é o vilão de uma dieta saudável. Quando consumido com consciência e sem exageros, ele pode ser um ótimo aliado. Mas, leitora, tome cuidado e não se engane! O chocolate diet não é a saída para os exageros e extravagâncias; ele não possui açúcar, mas apresenta um alto teor de gordura e é tão calórico quanto as demais versões do doce.

Ou seja, suflê de chocolate pode! Porém, antes da receita light vamos encarar os números e tirar a prova dos nove?

- O chocolate ao leite é uma combinação de cacau, leite em pó e açúcar. Em cada 30 gramas o doce possui 160 calorias;
- O chocolate branco é composto de manteiga de cacau, e não de cacau, acrescido de leite em pó e açúcar. Em apenas 30 gramas, temos 170 calorias;
- Feito de cacau e manteiga de cacau, que não fazem mal algum à saúde, o chocolate escuro, mais conhecido como amargo, é o mais indicado;
- Já o chocolate meio amargo, que possui cacau, manteiga de cacau e uma menor concentração de açúcar, tem em 30 gramas 150 calorias;
- Por fim, como já falamos, o chocolate diet, em 30 gramas tem 170 calorias.


Suflê de chocolate light



Ingredientes

1 colher de chá de margarina derretida; 4 colheres de chá de açúcar; 1 xícara de água; 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado; 4 colheres de sopa de cacau em pó; 4 colheres de sopa de leite desnatado; 1 colher de sopa de farinha de trigo; 2 gemas; 1/4 colher de chá de essência de baunilha; 2 claras na temperatura ambiente; 1/4 de cremor tártaro; 2 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de açúcar de confeiteiro.

Como fazer

Preaqueça o forno em temperatura média. Unte com a margarina 4 fôrmas de louça tipo ramekin. Polvilhe cada uma com 1 colher de chá de açúcar de confeiteiro. Arrume num tabuleiro e reserve.
Numa panela em banho-maria junte a água, o açúcar de confeiteiro, o cacau, o leite, a farinha de trigo e as gemas. Mexa bem. Cozinhe em água fervente por 10 minutos até ficar um creme. Mexa constantemente com um batedor de arame. Retire do fogo e adicione a essência. Transfira para uma tigela média. Reserve.
Bata a clara em neve e adicione o cremor tártaro. Torne a bater em velocidade alta, enquanto adiciona aos poucos o açúcar até formar picos duros. Transfira 1/4 da clara batida para a tigela com chocolate e mexa. Delicadamente, envolva o restante da clara com o chocolate sem bater. Divida entre as fôrmas preparadas. Asse por 20 minutos até ficar crescer e ficar pronto. Peneire por cima do suflê o açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.

Rende 4 porções. Cada porção tem 166 calorias, 5 g de proteína, 31 g de carboidrato, 4 g de gordura, 2 g de fibra.

Um comentário: